Perguntas Frequentes


Perguntas Frequentes


O Hapkido é uma mistura de Artes Marciais?

Não. O Hapkido não é uma mistura de artes marciais. Ele foi criado a partir do Dayto Ryu Aikijujutsu, representante da 32ª Geração de Samurai. Esse fato assemelha as movimentações e técnicas do Hapkido às artes marciais japonesas.
Ao retornar à Coréia, o GM Choi, criador do Hapkido, abarcou influências de diversas artes marciais coreanas no processo de desenvolvimento da arte, juntamente com as técnicas chinesas devido às constantes guerras naquelas regiões.
Por ser uma arte pouco conhecida no Brasil, quando alguém fala ou dá informações a respeito do que é Hapkido, costuma-se citar as artes marciais mais conhecidas para descrever suas técnicas e movimentações.
Utilizar a referência de artes marciais como Karate, Judo, Aikido, Jiu Jitsu, Kung Fu, Taekwondo, Muay Thai, Boxe, entre outras, facilita a compreensão, principalmente, de pessoas que desconhecem o universo marcial.
Isso não significa que o Hapkido seja uma mistura. Pelo contrário, trata-se de uma arte única e muito específica tecnicamente.

O Hapkido e o Aikido são iguais?

O Aikido e o Hapkido são oriundos da mesma arte marcial, o Dayto Ryu Aikijujutsu, fato que as classifica como artes marciais irmãs. Porém, suas técnicas e sua filosofia diferem bastante.
O Aikidô foi criado pelo GM (Grão Mestre) Morihei Ueshiba, no Japão, em 1942. Baseado na religião Xintoista, suas técnicas desenvolvem os movimentos circulares utilizando a própria força do adversário.
Já o HAPKIDO foi criado pelo GM Young Sul Choi, na Coréia, aproximadamente na década de 50. Não se baseia em nenhuma religião e suas técnicas, além de movimentos circulares, envolvem chutes, socos, arremessos, acrobacias, e imobilizações no solo entre muitas outras.
Isso não quer dizer que uma seja melhor que a outra. Quem faz a arte marcial é o aluno ou atleta que a pratica.

O que é melhor: o Hapkido ou a arte marcial X ou Y?

Não existe arte marcial melhor que a outra. O que existe é um aluno atleta mais preparado que o outro.
O Hapkido pode oferecer umleque imenso de técnicas por ser a arte ou uma das artes marciais mais completas já criadas. Porém, no momento de um combate, não será o Hapkido que estará lutando e sim o atleta que mostrará sua eficiência por ter treinado muito mais que o seu adversário.
O treino, a dedicação e outros valores fazem toda a diferença em uma luta.

Quanto tempo de treino é necessário para chegar a Faixa Preta?

A quantidade de tempo para troca de faixa varia de estilo para estilo, bem como o tempo para se atingir a faixa preta. Temos estilos que entregam a faixa preta entre 2 e 3 anos, e outros que graduam em 8 anos.
A faixa preta é tratada com a importância que ela merece, pois o aluno deve estar preparado para atingi-la e não será o tempo que o fará. A quantidade de treino, dedicação, conquista da essência da arte o fará chegar na faixa preta.
Ao atingir o 1º Dan, o artista marcial não recebe apenas uma faixa, e sim, o direito de ministrar aulas, carregar o nome do estilo e começar a traçar seu caminho, não sendo o tempo o gerador de seu preparo. No Hapkido Jung Do Kwan, em média, o hapkidoísta chega a faixa preta em 8 anos.

Lemas do HAPKIDO

I- Observar as regras;



II- Nunca fazer mau uso da arte;



III- Respeito mútuo;



IV- Prezar pela pacificação mundial;



V- Ser campeão da liberdade e da justiça;



VI- Amar a Pátria e respeitar nossos pais;



VII- Auxiliar na defesa dos fracos;



VIII- Ser leal;



IX- Prezar pela EDUCAÇÃO, RESPEITO, HONESTIDADE e JUSTIÇA;



X- Perseverança sempre;



XI- Auto-Domínio;



XII- Nunca recuar perante o inimigo;



XIII- Saber que o maior vencedor é aquele que mesmo caído, encontra forças para se levantar;



XIV- Não lutar para vencer e sim, para não ser vencido. Forte é aquele que vence sem lutar, mesmo sabendo que possui poder de vencer lutando;



XV- A vitória de um, representa a vitória de todos;



XVI- Fazer pelo próximo o que gostaria que fizessem a nós mesmos;



XVII- Caminhar reto, treinar hoje melhor que ontem;



XVIII- Dentro desta Arte, somos parte de uma grande família;




XIX- HONRAR A CAUSA!!